quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dissertação de Q. Yan

Leiam a dissertação de Q. Yan (capítulos 3, 4 e 5) e incluam abaixo seus parágrafos críticos.

11 comentários:

  1. Universidade Federal do Pampa
    Universitária: Elenara Müller Corrêa
    Disciplina: Ensino de Português para falantes de outras línguas

    Após a leitura da dissertação de Qiaorong Yan, “Práticas Sociais e Gênero de Discurso”, penso que o estudo dos gêneros do discurso passa a cada dia ser mais utilizado em sala de aula pelos educadores, porque dessa maneira os educando tendem a aprender com a prática o uso “correto” da fala e da escrita tornando o ensino-aprendizagem da língua estrangeira mais eficaz e, constituindo uma forma mais adequada para que o aluno entenda melhor a língua a ser estudada.
    Para que o aprendizado de uma língua estrangeira possa ser compreendido e assimilado o educando deve estar inserido no contexto social dessa língua e o estudo dos gêneros do discurso segundo o filósofo, Bakhtin, (são textos que circulam em determinadas esferas de atividades humanas e que em pequenas variações apresentam tema, estrutura e linguagem semelhante) possibilita essa compreensão desde que bem trabalhado e explicado pelo educador porque no momento de produção terá contato tanto da fala, leitura e escrita da mesma.
    No capitulo quatro dessa dissertação acredito que antes mesmo de serem trabalhados os gêneros de discurso, o professor deve refletir e analisar o público-alvo e os temas a serem abordados, para que este trabalho tenha mais sucesso e que os alunos tenham interesse pelo assunto, desenvolvendo assim o aprendizado desejado, creio que o uso de materiais autênticos é fundamental, pois apesar de alguns autores discordarem, quando esses alunos chegarem ao país da língua estudada terão a oportunidade de colocarem em prática exatamente o que estudaram.
    Para finalizar, a autora escolheu um brilhante tema e desenvolveu uma ótima seqüência didática, as utilizações de todos os materiais foram bem selecionadas, ainda os suportes de gêneros contribuíram para um eficiente trabalho. Ao ler essa dissertação eu, na posição de estudante, aprendi várias “formas” de como trabalhar em sala de aula com a LE e vou tentar colocar muitas delas em prática.

    ResponderExcluir
  2. Bruna Antunes

    De acordo com o texto “De práticas sociais a gêneros do discurso” de Qiaorong Yan, é possível reconhecer a importância dos gêneros textuais para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa para falantes de outras línguas.
    Todavia, mais importante do que o ato de trabalhar em sala de aula a diversidade dos gêneros, é termos em mente como trabalhar. Para tanto, é necessário que reconheçamos que o gênero não é apenas classificação de textos.
    Mas, ainda hoje, muitos professores, e até mesmo livros didáticos focam exclusivamente a forma, as regras para compor um texto padronizado.
    Dessa maneira, é importante ressaltar aqui que, o professor deve selecionar e organizar os textos, pensando sempre no seu público-alvo, assim é essencial que se explore a diversidade dos gêneros de acordo com as diferentes situações de comunicação que os alunos poderão enfrentar no país-alvo, pesando então em uma sequência de atividades sociais.
    Para finalizar, trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma ótima oportunidade de se lidar com a Língua nos seus mais diversos usos do cotidiano, uma vez que, nos comunicamos por meio da linguagem em diferentes contextos sociais, logo a sociedade interage e se comunica por meio de gêneros. Assim, ao explorar a diversidade dos gêneros textuais o professor possibilita ao aluno a oportunidade de produzir e compreender textos de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa.

    ResponderExcluir
  3. A dissertação Qiaorong Yan, “Práticas Sociais e Gênero de Discurso”, nos mostra com é o ensino de português para falantes de outras línguas. Este texto nos leva a refletir a importância que tem os gêneros do discurso, e que estes são indispensável no dia a dia, da nossa sala de aula. Ampliar nosso conhecimento é imprescindível e os gêneros textuais são o caminho mais fácil para os usuários da língua materna ou estrangeira. Para Baktin os gêneros fazem parte de estruturas sociais organizadas e que sociedade se comunica e interage por meio de gêneros, sendo que estes são relativamente estáveis. A tese relata que atualmente não existe uma literatura muito extensa sobre o ensino de língua estrangeira baseadas em gêneros do discurso. A autora da tese, mostra que o ensino de línguas baseados em gêneros do discurso possibilita os alunos melhores condições de compreender e produzir textos sempre levando em conta as demandas do contexto de comunicação e interação. Portanto, considero que o trabalho com gêneros do discurso em sala em sala é muito importante, não só para que o aluno conheça os vários tipos de gêneros, mas para que acima de tudo saiba produzir um gênero. E que devemos levar em conta que é através da linguagem que permeamos todos os setores da nossa vida social, política e cultural. A meu ver os professores precisam levar para seus alunos leituras que possam possibilitar e ampliar seu conhecimento para além do senso comum. Portanto, só assim o aluno terá condições de produzir e dominar uma produção escrita, e paulatinamente sanar as deficiências Linguísticas e argumentativas que o cercam na maior parte das vezes que um aluno tem que se expressar através de textos.

    ResponderExcluir
  4. Parágrafos críticos referentes à dissertação:
    De práticas sociais a gêneros do discurso: Uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas.
    A leitura desta dissertação, que partiu da noção Bakhtiniana de gêneros do discurso, com enfoque no ensino de português para falantes de outras línguas, foi muito interessante e bastante proveitosa para minha futura prática pedagógica, não só para o ensino de língua estrangeira, mas também para o ensino da língua materna.
    Assim como Qiarong Yan percebeu que os aprendizes de língua estrangeira tinham domínio da gramática, mas encontravam muitas dificuldades na hora de por em prática o conhecimento, nós também podemos perceber essa realidade se lembrarmos da forma como aprendemos a nossa LM ou LE, sempre com os mesmos modelos de textos, em sua maioria dissertações e pouquíssimas vezes tivemos acessos a outros gêneros, fazendo com que mais a frente no vestibular ou na faculdade tenhamos dificuldades em produzir outro tipo de texto que não o convencional usado na escola.
    A partir desta percepção se vê a importância da utilização de gêneros do discurso no ensino de LE e LM, tornando assim a aprendizagem mais próxima das situações reais de utilização da língua. Desta forma o aluno se envolve muito mais com a aprendizagem, as aulas se tornam mais atrativas, o aprendizado se torna muito mais fácil. Estudando através de gêneros do discurso o aprendizado é muito mais proveitoso, muito mais eficaz, pois estamos em contato com as diferentes práticas sociais, práticas sociais essas nas quais estamos diariamente inseridos, aumentando assim o envolvimento com a atividade e contribuindo com o produto final.
    Além de ser a favor do uso de gêneros do discurso em sala de aula, concordo também com a proposta de aula, o material didático elaborado, a seqüência didática utilizada, a análise prévia da proficiência do aluno e do seu interesse com o tema, realizados por Qiarong Yan, pois a partir destas práticas produziremos uma aula de mais qualidade.
    E é muito importante lembrar que muitos professores estudam gêneros com seus alunos de uma forma mecânica, lhes ensinando por exemplo o passo-a-passo para produzir uma carta, ao invés de trazer para a sala de aula exemplos reais destes gêneros e a partir destes gêneros fazer com que os alunos realizem produções próprias.
    Para finalizar, parabenizo o trabalho realizado por Qiarong Yan, esta dissertação com certeza servirá de exemplo para muitos educadores em suas práticas pedagógicas. Particularmente, após a leitura deste trabalho refleti bastante quanto a forma mecânica que o ensino tem se dado e que para mudar essa realidade depende de cada um de nós, futuros e atuais educadores, para começar precisamos responder a nós mesmos que tipo de profissional queremos ser, aquele que cumpre suas horas e o currículo, para receber no fim do mês seu ordenado, ou um verdadeiro educador comprometido com um ensino de qualidade voltado para as práticas sociais e para a construção de cidadãos.

    ResponderExcluir
  5. Elenara, por que as aspas em "correto" no início do teu comentário? Dizes que o trabalho com os gêneros possibilita que "o aluno entenda melhor a língua". Explica melhor o que queres dizer.

    Bruna, e onde fica a gramática se o trabalho se estruturar sobre os gêneros?

    Lucimar, o que é "texto" pra ti?

    Natália, poderias dar um exemplo de uma atividade voltada para a produção de linguagem que o professor poderia fazer se levasse um exemplo real de um gênero para a sala de aula?

    ResponderExcluir
  6. COMENTÁRIO DO ALUNO CRISTIAN CORREA
    Através da leitura do texto de Qiarong Yan, "Práticas Sociais e Gêneros do Discurso" observa-se uma abordagem significativa no ensino de Português para estrangeiros. A autora se utiliza dos gêneros do discurso para essa inserção do aluno na língua. Esse mergulho acontece de uma forma inovadora com relação ao aprendizado, a análise dos gêneros de diferentes maneiras e sob vários aspectos faz com que essa inserção na língua ocorra cuidadosamente e assimiladora, sem fatores de decorebas ou abordagem de textos com frases prontas de pergunta e respostas. Diferentemente de qualquer outro tipo de estudo, a análise inclui o estrangeiro em nosso contexto linguístico, visto que através do significado do texto e da análise de sua construção ele pode compreender realmente o significado da língua. Essa abordagem além de facilitar a aprendizagem ajuda o aprendiz na leitura e escrita. Qiarong traz uma abordagem inteligente e facilitadora em certo ponto na aprendizagem, já que possuímos muitos textos de diversos gêneros, sua proposta didática, nesse aspecto, não torna o ensino da língua engessada, mas sim amplo e inovador oferecendo ao educando uma possibilidade de aprendizado de acordo com seu nível linguístico, o que tambem influência seu nível de aprendizado. A abordagem da autora me parece interessante tambem para o ensino de nossa língua numa perspectiva inicial de aprendizagem, já que ao começarmos a analise da língua portuguesa nos deparamos com modelos de textos preestabelecidos definidos dentro de um único contexto, esse tipo de análise nas séries iniciais talvez servisse de incentivo para que o aluno adquirisse o conhecimento de diversos tipos de textos e também o prazer da leitura.

    ResponderExcluir
  7. Cristian, pra ti a mesma pergunta que fiz para a Lucimar: o que tu entendes por texto? Podes explicar o que entendes por "esse tipo de análise", na penúltima linha do comentário? Como seria essa análise?

    ResponderExcluir
  8. COMENTÁRIO DE ALESSANDRA RODRIGUES:
    A dissertação de Qiorong Yan, nos mostra no primeiro momento como surgiu seu interesse em estudar alunos que tinham vontade e necessidade em aprender uma nova língua, alguns por puro interesse, outros por precisar,seja para trabalho ou comunicação.Após discutir com vários colegas professores, que também atendiam alunos de outros países, notou que a maioria dos alunos tinham dificuldade em falar a língua nova, pois os métodos utilizados pelos mestres eram os mesmos utilizados em uma sala de aula normal, de um aluno nativo da língua.Por isso Yan, buscou uma nova forma de mostrar aos alunos estrangeiros o seu modo de aprendizado da nova língua, utilizando em sala de aula coisas do cotidiano dos alunos, com isso foi preciso fazer um estudo da sua turma para ver as reais necessidades da necessitadas.Após sua constatação, procurou uma forma de ajudar seus alunos, no caso da sua turma, de chineses na qual iriam residir em POA, e precisavam de um apartamento para morar, assim como uma boa comunicação ,para ter dentro deste novo ambiente junto com os alunos buscou na internet sites que mostravam várias ofertas e descrições das moradias, referências etc. e assim foi ensinando seus alunos com um método que faz com que aprendam com eficácia e que sirva pra sua vida habitual.Realmente é bem difícil,l até para nós, nativos da língua aprender algo de uma forma decorada ou de uma forma fixa(mecânica) ,é muito mais prazeroso aprender por puro gosto e curiosidade em saber .

    Finalizando, acredito que nós e os professores devemos sim nos adaptar a turma a qual nos é dada a função de ensinar, seja para estrangeiros ou brasileiros, o que importa é ensinar e ver que seu aluno está aprendendo e fixando realmente aquele aprendizado, acredito que seu método é bastante eficaz e que os resultados são reais,eu em minha sala de aula seguiria seu método sem nenhum arrependimento ou estranheza e com certeza teria ótimos resultados.O que temos que fazer valer é o futuro de nossos educandos, é isso que deve ser o mais importante.

    ResponderExcluir
  9. Alessandra, será que os aprendizes de uma língua estrangeira sempre sentem prazer quando estão estudando? O que seria aprender uma língua com eficácia?

    ResponderExcluir
  10. Resposta de Alessandra Rodrigues a comentário feito pela Profa. Clara Dornelles

    Creio que inicialmente não tenham prazer em estudar e aprender a língua, mas como há a necessidade em dominá-la isso torna um pouco menos prazeroso o seu estudo, para a maioria das pessoas aprendizes de um língua nova.Mas acredito que com o tempo o entrosamento e o modo como esta nova língua é aplicada e treinada isso torne seu aprendizado mais fácil.
    Para aprendermos uma nova língua e com eficácia devemos ter dedicação e ter em mente o porque de dominarmos esta, ou por que precisamos, para que, com qual finalidade, com isso claro em mente ficará muito mais fácil e os resultados serão bons, pois assim o estudo não se torna um fardo uma chatice e sim uma nova aquisição para sua sobrevivência;Principalmente se dependemos ou devemos ter o domínio desta língua para o trabalho ou a comunicação com os demais.
    Por fim, tudo que fazemos que desejarmos que seja o melhor, ou que tenha o nosso melhor, devemos fazer com o máximo de dedicação e estudo para que o retorno seja o melhor possível e assim nos traga satisfação pelo resultado conseguido.

    ResponderExcluir
  11. Texto para mim, é tudo aquilo que se pode atribuir sentido é uma seqüência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir. ESTOU CERTA PROFESSORA. SERÁ QUE VC PODES COLOCAR NO BLOG AQUELE FORMATO DO ARTIGO QUE VC PASSOU EM AULA. OBRIGADA BJS

    ResponderExcluir