quarta-feira, 14 de abril de 2010

Espaço para debate e reflexão

Olá, pessoal!

Aqui mais um espaço para ampliar nosso debate sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. Insiram seus comentários críticos nas postagens posteriores (em "comentários").

Boa reflexão!
Clara

2 comentários:

  1. Lucimar



    O texto etnocentrismo nos leva a fazer uma série de reflexões sobre o comportamento de certos grupos sociais. O estudo nos mostra uma visão de mundo que considera meu grupo como padrão para julgar os comportamentos de outros grupos. Daí surge críticas e rejeições para com as diferenças do outro, portanto, podemos chamar estas atitudes de estranhamento ou choques entre culturas diferentes. Do meu ponto de vista, para superar as atitudes etnocêntricas temos que em primeiro lugar compreender que cada cultura ou classe social surge de um lento processo de adaptação do ser humano ao meio em que está inserido. Portanto, quando estamos em um ambiente com diversas culturas, temos a obrigação de respeitar as diversidades culturais, mesmo sabendo que existe um choque entre culturas. Lembrando que nossa atitude como educador e até mesmo com cidadão é respeitar a cultura do outro sem fazer distinções ou críticas. Sabemos que conviver com a diferença, ainda é um tabu para nossa sociedade. Penso ainda, que a diferença é generosa e nos serve como peça fundamental no contraste com o outro e também nas possibilidades de escolha.

    ResponderExcluir
  2. Lucimar, fiquei pensando na passagem em que falas que não podemos fazer "distinções ou críticas" à cultura do outro. Não fazer distinção, significa não perceber a diferença? Apagá-las? Será que isto seria possível e bom? Podes explicar um pouco mais a passagem final do texto, em que falas que a "diferença é generosa"?

    ResponderExcluir