quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dissertação de G. Andrighetti

Leiam a dissertação de G. Andrighetti (capítulos 2, 3 e 5) e incluam abaixo os seus parágrafos críticos.

11 comentários:

  1. Graziela Andrighetti aponta que de acordo com a perspectiva social da linguagem, há uma lacuna entre a visão de língua e as atividades propostas, com foco na pronúncia e repetições descontextualizadas, sem reflexão do uso da língua em seus diversos contextos. Por isso, a autora salienta a necessidade da elaboração de materiais didáticos com base na linguagem e o uso de gêneros do discurso; e a visão da linguagem de uma perspectiva que considere o contexto em que é produzida, a interlocução e o propósito da comunicação. O ensino de línguas deve ser voltado para o uso adequado da língua para desempenhar ações e de acordo com o contexto de uso. O ensino deve mostrar as diferentes práticas sociais e seus diferentes gêneros do discurso, refletindo sobre seus usos. A prática com o uso de gêneros do discurso propicia reflexão sobre o uso da língua, das escolhas linguísticas relacionadas com o gênero e a situação de interação.
    A autora aponta a importância de trabalhar com textos autênticos, refletindo sobre os diversos gêneros e as atividades devem visar o uso da língua. As tarefas e materiais didáticos no ensino de línguas devem levar o aluno a compreender e refletir sobre os textos, como são construídos, com que finalidade, para quem e principalmente observar o uso de recursos linguísticos e até não-linguísticos para atingir o objetivo daquele gênero e os efeitos de sentido provocados no texto.
    É interessante que as atividades no ensino de língua sejam reavaliadas e propostas outras formas de tarefas para que o aluno possa compreender melhor variados textos, refletindo sobre os gêneros e assim através destes se apoderar de elementos do gênero e assim poder interagir no meio social.
    Com a leitura da dissertação de Graziela Andrighetti pude refletir sobre como é de extrema importância e fundamental o trabalho com gêneros discursivos, além de a aula ficar muito mais atrativa e interessante aos alunos, a aprendizagem também é favorecida. Com o uso de gêneros, os alunos podem observar, analisar e refletir sobre variáveis textos, seus usos e objetivos, identificando como são construídos e de que maneira é usado recursos linguísticos e que efeitos de sentido acarretam. É de grande valia trabalhar com gêneros textuais em sala de aula, onde se pode explorar diversos gêneros e situações de uso da língua, levando os alunos a interagirem colocando-se no lugar de interlocutores em diversas situações de comunicação.
    Aluna: Jéssica Rodrigues

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  2. Graziela Hoerbe Andrighetti, autora da dissertação de mestrado traz em seu texto uma visão ampla em relação ao ensino do português para alunos estrangeiros. A autora me levou a refletir sobre a importância do material utilizado nas salas de aula, pois relata que tarefas analisadas em curso regulares de português para estrangeiros foram encontrado exercícios descontextualizados, muitos deles trazendo lacunas para serem preenchidos, tarefas de compreensão oral “diálogos”, preparados com o único objetivo de servir de exercícios em função do livro, Graziela salienta que tais exercícios sofreram modificações na velocidade da fala, forçando uma pronuncia correta e propositadamente evitando o uso de gírias. Concordo com a autora que exercícios aplicados desta forma não desperta o interesse do aluno, pois limita sua oportunidade de familiarizar-se com a cultura do pais, tornado mais difícil o aceso a linguagem. Andrighetti me levou a refletir sobre a importância de trabalhar com textos autênticos que envolvam vivencias para promover uma maior interação do aluno, preparando este para diferentes situações de uso da linguagem, sendo assim na minha ótica sempre deverá ser produzidos exercícios fazendo uso dos gêneros do discurso que certamente ira proporcionar não só ao aluno estrangeiro, mas pensando em um modo geral de ensino. Assim resultará em uma melhor reflexão na hora de produzirem textos, trabalhar com gêneros discursivos que de certa forma ira proporcionar um acesso que tenha características autenticas na autoria da produção de textos.

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  3. COMENTÁRIO DA ALUNA LETÍCIA SILVEIRA
    Graziela Andrighetti apresenta na sua dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada, a importância de trabalhar a língua adicional de forma contextualizada, utilizando gêneros discursivos significativos que possam propiciar ao aprendiz uma reflexão do seu uso nas práticas sociais. É fundamental desenvolver o aprendizado em torno da linguagem de maneira que o discente sinta-se participante ativo na interação social, fazendo uso de recursos lingüísticos que o levem a compreender e pensar sobre a língua nas diferentes situações em que a comunicação se faz presente. No texto, é ressaltada a necessidade de haver cautela por parte do docente na escolha das atividades que serão usadas para abordar a nova língua. As tarefas propostas, até então, onde se apresenta um texto descontextualizado e espera-se do aluno um simples exercício de repetição sem sentido algum, abre espaço para tarefas que proporcionem o uso da língua de acordo com um contexto específico. Isso permite ao aprendiz um eficaz desenvolvimento na construção do seu conhecimento, tornando-o capaz de utilizar a língua nas mais diversas situações comunicativas de interação, com os demais interlocutores engajados no mesmo contexto em que se encontra. Ao desenvolver o ensino dentro dessa perspectiva de contextualização, cria-se um elo entre o iniciante e o saber, onde ele (iniciante) deverá integrar o seu conhecimento prévio á uma reflexão que permeia o conhecimento novo. Para tanto, é preciso que o educador esteja ciente do seu papel como mediador no processo de ensino-aprendizagem e proponha tarefas com materiais que abordem temas interessantes aos educandos através de textos autênticos, pois são esses textos que irão inserir o aluno no meio social possibilitando, na prática, o entendimento da sua estrutura, dos seus recursos lingüísticos e sua intenção, fazendo, com isso, que o aluno reflita sobre os gêneros e o uso da língua na interação social.

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  4. Jéssica, quais gêneros tu achas que são importantes para um estrangeiro aprender? Por quê?

    Lucy Mara, como selecionar os gêneros a serem trabalhados na aula de PLE (Português como língua estrangeira)? O que tu entendes por texto?

    Letícia, que tipo de conhecimento de sua primeira língua um indivíduo pode trazer para a aprendizagem de uma língua adicional?

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  5. E para toda(o)s: por que no trabalho de G. Andrighetti, refere-se à língua estrangeira como língua adicional?

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  6. Creio que diversos gêneros são interessantes para o estrangeiro aprender em sala de aula. O professor deve buscar textos variados de diferentes gêneros, textos autênticos que sejam relevantes para o aluno. Textos que sejam do interesse dos alunos, atrativos, que chame a atenção dos aprendizes. O professor poderá levar à sala de aula vários gêneros como propagandas, vídeos, músicas, receitas, bula de remédios, anúncios, rótulos de embalagens, jornais, revistas, livros, charges, quadrinhos, sites, entrevistas, debates, entre outros. O professor pode levar os alunos às lojas, supermercados, passeios, etc. Utilizar textos importantes aos alunos, com situações reais de uso. Também levar textos que estimule à reflexão crítica e social. O professor tem ao seu alcance muitos textos que podem serem explorados e utilizar os recursos disponíveis, trabalhar com textos escritos ou orais tendo como objetivo a língua em uso, como prática social.
    (Jéssica Rodrigues)

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  7. Como selecionar os gêneros a serem trabalhados em aula de PLE? Em primeiro lugar devemos fazer pesquisa sobre o publico alvo,quais os seus intereces na lingua portuquesa,pois o gênero a ser trabalhado bem como as atividades devem promover a este aluno a integraçao com a língua e às práticas sociais,procurando sempre temas norteadores que integre o aprendiz com a cultura e valores ideológicos para que o aluno possa fazer parte de assuntos que tratam da cidadania,assim sendo podemos trabalhar gêneros variados como:receita,propaganda,lista de super mercado,gêneros orais bem como debates comunitarios,enfim é como afirma Bakhtin(2003) estamos espostos aos gêneos da mesma forma que estamos espostos á língua.

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  8. Texto é tudo que pode ser lido,ouvido,falado ou escrito,verbal ou não verbal desde que tenha sentido,pois pode ser uma placa de transito por exemplo ou uma placa de proibido fumar se conseguir passar a informaçao é um texto.

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  9. Gêneros interessantes para o estrangeiro aprender são aqueles em que podemos analisar e refletir sobre situações de uso da língua. Gêneros em que temos textos com situações como: alugar uma casa para morar, compras em lojas, deslocar-se pela cidade, ir ao médico, previsão do tempo, sair com os amigos, etc.
    Através de gêneros discursivos o aprendiz pode ampliar suas práticas sociais, refletir e participar na sociedade.
    (Jéssica Rodrigues)

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  10. Creio que refere-se a língua estrangeira como língua adicional a toda e qualquer língua que se aprende. Sendo uma língua que não for a minha esta será uma língua adicional, assim como as demais que for aprender, estas vão se adicionando.
    (Jéssica Rodrigues)

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